Sunday, August 27, 2006

In Memoriam Nadia Younes





















NadiaYounes



Licenciada em Literatura inglesa pela Universidade do Cairo, obteve o Mestrado em Ciências Políticas e Relações Internacionais na Universidade de Nova York. Era fluente em Inglês, Francês e Árabe.
Serviu 33 anos nas Nações Unidas. Integrou o Secretariado das Nações Unidas em 1970. A partir de 1974 exerceu diversas funções ligadas ao Departamento de Informação Pública, antes de ser nomeada para Diretora do Centro de Informação das Nações Unidas em Roma. Em seguida regressou a Nova York como Directora da Divisão de mídia no Departamento de Informação. Foi Chefe do Protocolo das Nações Unidas a partir de 1998. De Julho de 1999 a Janeiro de 2001 trabalhou em missão no Kosovo onde era responsável pelo Gabinete de Informação e Comunicação do Representante Especial do Secretário Geral das Nações Unidas (Kofi Annan), Bernard Kouchner.
Em Junho de 2002 foi nomeada directora-executiva e responsável pelo Departamento de Relações Exteriores da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Em Maio de 2003, Nadia Younes foi escolhida para directora do gabinete de Sergio Vieira de Mello para o Iraque. Morreu com os seus 21 colegas de missão da ONU no Iraque, entre os quais Sergio Vieira de Mello, quando do atentado terrorista de 19 de Agosto de 2003 à sede da ONU em Bagdad.
Nadia Younes foi sepultada no Cairo, Egipto.
Fonte: ONU

Links exteriores
Nadia Younes Memorial Lecture series
Mensagem do Secretário-geral das Nações Unidas Kofi Annan
Nadia Younes
CIMUN: In Memory of Nadia Younes
Gone too soon