Sunday, August 27, 2006

In Memoriam Jean-Sélim Kanaan

Jean-Sélim Kanaan , (Roma, Itália, 1970 - Bagdad , Iraque, 2003), foi um diplomata das Nações Unidas (ONU), nascido em Roma, de origem francesa e egípcia, com três nacionalidades - francesa, italiana e egipcia - filho de um diplomata da ONU já falecido, egipcio, greco-católico, e de mãe francesa, protestante.
Kanaan morreu aos 33 anos, no Iraque, com Sergio Vieira de Mello e seus 21 colegas de missão, no atentado terrorista à sede local da ONU em Bagdad a 19 de Agosto de 2003.
Diplomado por Harvard, Jean-Selim-Kanaan, foi testemunha e actor nos piores conflitos do mundo. Pacifista e humanista, Kanaan acreditava nas virtudes da acção e da concertação, e defendeu sempre os seus ideais: na Somália, na Bósnia, no Burundi, no Kosovo, onde foi “ministro da juventude e dos desportos”na administração onusiana dirigida pelo Representante do Secretário Geral das Nações Unidas para o Kosovo Bernard Kouchner , em Nova York e no Iraque. Cidadão do mundo e poliglota, Jean-Sélim Kanaan falava sete idiomas.
Kanaan, após a sua morte, foi repatriado de Bagdad para Itália, onde teve cerimónias fúnebres, e de Itália para o Egipto. Foi sepultado na cidade do Cairo na intimidade da família e de amigos: "Jean Sélim, martire della pace e dell'umanesimo".
Jean-Selim Kanaan era casado, com Laura Dolci Kanaan, e deixou um filho de meses: Mattia-Sélim Kanaan.
Em 2002 publicou um livro em que conta a sua experiência, “Ma guerre à l’indifférence”, (English: My war against indifference) *(ed. Robert Laffont,2002).
Recebeu a título póstumo as Insígnias de Cavaleiro da Legião de Honra em homenagem que lhe foi prestada pela França.
Fonte: ONU.

Links exteriores

Secretary-General Pays Tribute to Devotion, Honesty, Generosity of Late Jean-Sélim Kanaan, as France Honours UN Staff Member with Posthumous Legion of Honour
Tribute
Tribute Album
Filme dedicado a Jean-Sélim Kanaan